A Comissão Internacional de Caça às Baleias decretou o fim da actividade com intuitos comerciais em 1986 mas, apesar de todas as pressões internacionais, o Japão mantém a caça, alegadamente para fins científicos.

A carne das baleias capturadas (supostamente para os cientistas recolherem informação sobre a taxa de natalidade e a sua dieta) é empacotada e vendida.

A caça à baleia é também praticada pelos noruegueses e islandeses.

No início deste ano a Greenpeace criou o site "Envie uma Baleia" - Baleias de Origami, no qual as pessoas são convidadas a personalizar a sua própria baleia de origami e a enviar automaticamente uma carta ao primeiro ministro do Japão, pedindo que acabe com a caça da baleia: ilegal e desnecessária.

Já foram enviadas mais de 160.000 e a meta é chegar às 250.000.
O protesto online “Send a Whale” já ganhou um prémio no webbie awards, e já criou baleias de todas as partes do mundo.

Se ainda não criou a sua baleia de origami, clique na imagem em baixo. Poderá depois ver a sua baleia a percorrer o oceano rumo ao Japão.


A cidade japonesa Nagoya vai ser a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade em Outubro de 2010. O símbolo deste encontro é feito de animais em origami à volta de um adulto e uma criança - a vida em harmonia, em direcção ao futuro.
Referências: Greenpeace e Expresso
Partilha:

Comentários:

9 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. A minha baleia Samurai já vai a caminho do Japão!

    ResponderEliminar
  2. Eu já enviei aqui há uns tempos. Já lá deve ter chegado!

    ResponderEliminar
  3. Olá Puck e Zoe,
    Obrigado pelos vossos comentários! A baleia do Único Planeta que Temos (Docas) também já vai a caminho!!

    ResponderEliminar
  4. Olá Manuela, ainda bem que já participou!
    É preciso continuar a divulgar para se chegar às 250 mil baleias!

    ResponderEliminar
  5. A minha apanhou também a corrente ... e espero que se juntem muitas muitas mais !

    Beijo Mab

    ResponderEliminar
  6. Olá Cristina! Então acho que se vai encontrar com a Docas!! :)

    ResponderEliminar
  7. Baleias de Origami!... é mesmo, baleias de Origami, elas estão cada vez mais extintas, precisamos salvá-las, e como faremos isso? Mandando exemplares das baleias de origami (fazendo baleias de origami) para o Primeiro Ministro Japonês, claro! Tenho certeza que ele não vai rir e agradeçer pela miniaturas, que vai utilizá-las para acender uma fogueira e fritar carne. Até porque o Primeiro Ministro irá pedir para os comerciante baleeiros para pararem de caçar baleias (de verdade, e não de Origami), e é claro os baleeiros vão obedecer gentilmente, e que isso é um fato, de acordo com o Greenpiece. Outro fato é que enquanto vocês mandam essas baleias de origami, muitas baleias estão sendo ameaçadas pelos comerciantes baleeiros. Sim, existe aqueles que defendem as baleias, aqueles que perceberam que alguém tem que fazer a função de vigiar os mares, que se depender dos políticos, que só pensam em seus interesses (Em geral financeiro) não vão defender os mares dos comerciantes baleeiros ilegais quem não param a caçada ilegal por interesses (em geral financeiros também), e é para defendero meio ambiente de verdade que surgiram as ONG's intervencionistas; estes sim estão fazendo alguma coisa ao invés de estar apenas protestando e arrecadando dinheiro como a Greenpiece faz. A Greenpiece é uma ONG burocrata que protesta e protesta, e isso salva alguma baleia? E pior se mostra contrário a ONG's que se preocupam de verdade com as baleias, a exemplo: Sea Shepherd e outras. Quem sabe a verdadeira origem da Greenpiece sabe que o Co-Fundador Paul Watson e outros coligados deixaram a ONG pois estava perdendo seus princípios de intervencionista, além de outras alegações. A Greenpiece é uma vergonha total, seus projetos é por voluntários nas ruas das grandes cidades do mundo para pedir dinheiro, é vender objetos, é fazer propagandas, banners, comerciais, e protestar. Cadê as baleias salvas? Basta observar: Onde está a Greenpiece nos assassinatos das tartarugas a animais marinhos em Galápagos? Quem salvou as Focas no Canadá? E a matança de Golfinhos no Taiji, no Japão? E o horroroso massacre de catáceos nas Ilhas Faroé?! Eu tenho certeza de que muitos de vocês estão "por fora" da maldade humana sobre os animais. É terrível! Se vocês querem salvar as baleias DE VERDADE e DE CORAÇÃO, pesquise sobre a Sea Shepherd, recomendo no site: www.seashepherd.org

    Por Favor! Abram os olhos! Fiquem espertos, porque o que não falta são ONG's que mandam I-mails, mensagens, comerciais, gastando dinheiro, como o Greenpiece faz; o que diferencia de ONG's como a Sea Shepherd. Imagine só se o Greenpiece pegasse todo o seu dinheiro e financiasse contraa caça ilegal das baleias?! Seria o paraiso, mas nem quero pensar pois estaria aceitando o convite traiçoeiro do Greenpiece em viver no "mundo da imaginação", na fantasia e na enganação; que é seus projetos, como este das baleias de origami! Espero que vocês recusem este convite de enganação e aceitem a de conhecer esta ONG maravilhosa, que o que quer mesmo é SALVALR animais, A SEA SHEPHERD.

    ResponderEliminar
  8. Oi Davis,
    muito obrigado pelo enorme comentário! :)
    é verdade que o trabalho da Sea Shepherd merece todo o nosso suporte; no entanto, penso que algumas das iniciativas da GreenPeace ajudam a alertar para alguns dos inúmeros problemas que afectam a Terra... sem algumas das suas iniciativas e a grande divulgação que as acompanha, muitos destes temas continuariam a ser desconhecidos do público em geral...

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.