Eis algumas dicas da InterAction, coligação internacional de organizações de assistência humanitária:

- não recolha água, alimentos nem roupas para o Haiti porque o país não dispõe das infra-estruturas necessárias para os distribuir;

- opte por doar dinheiro a organizações de ajuda humanitária reconhecidas, permitindo aos profissionais obterem exactamente aquilo de que necessitam sem sobrecarregar os recursos já escassos para os transportes e armazenamento;

- quem quiser voluntariar-se para ajudar no terreno tem que ter experiência anterior em cenários de calamidade ou em países estrangeiros, ou possuir capacidades técnicas em carência no momento, e deve fazê-lo através de uma organização reconhecida de assistência humanitária. Mais informação disponível no Centro de Informações sobre Desastres Internacionais, agência ligada ao gabinete de Assistência em Calamidades das Nações Unidas, em www.cidi.org

Organizações portuguesas que estão a aceitar donativos para o Haiti:
  • Cáritas Portuguesa – pode fazer donativos na conta “Cáritas Ajuda Haiti”, com o NIB 003506970063000753053 da Caixa Geral de Depósitos
  • Cruz Vermelha Portuguesa – pode fazer donativos para o Fundo de Emergência da organização em vários bancos, indicados no site http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t ou por telefone para o número 760 20 22 22 de atendimento automático (custo da chamada é de 0,60€ + IVA)
    Os donativos para o Fundo de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa - apelo vítimas do Haiti - podem ser realizados nas caixas multibanco ou através de 'netbanking', na opção 'pagamento de serviços', marcando 20999 na entidade e 999 999 999 na referência.
  • Ajude a Missão de emergência da AMI no Haiti – Contribua para esta missão através do NIB: 0007 001 500 400 000 00672 Multibanco: Entidade 20909 Referência 909 909 909 em Pagamento de Serviços
  • UNICEF - Em comunicado, explica que “os fundos são urgentemente necessários para proporcionar água potável, abrigo temporário, artigos de saúde essenciais e outros bens de primeira necessidade.”
    Nas Caixas Multibanco - Menu "Transferências", Seleccionar "Ser Solidário", Optar por "UNICEF"
    (Para obter o comprovativo do donativo, válido para efeitos fiscais, seleccionar a opção "Factura" e introduzir o Número de Contribuinte)
    Por Cheque endereçado ao Comité Português para a UNICEF, Av. António Augusto de Aguiar, 56 - 3º Esq., 1069-115 Lisboa
    Conta na Caixa Geral de Depósitos: NIB 0035 0097 0000 1996 1303 1
  • Oikos - No âmbito da campanha “Emergência no Haiti”, a Oikos destinou uma conta a donativos: 0035 0355 00029529630 85.

Sem sair de casa, basta ter um computador e ligação à internet para ajudar os haitianos.

Acresce ainda que no Haiti 53,9 % da população vive em situação de pobreza extrema, dispondo de menos de 1 dólar por dia e que 46 % dos seus 8 milhões de habitantes não têm acesso a água potável. A paisagem da capital, Port-au-Prince surge dominada por favelas e bairros de lata.


Veja também a Cruz Vermelha no Twitter
http://twitter.com/RedCross


Referências: Público e jn.sapo
Partilha:

Comentários:

2 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Toda a ajuda será pouca para tanta necessidade!
    E deve-se ter todo o cuidado com as burlas nos donativos pela internet, há pessoas sem quaisquer escrúpulos que se aproveitam até duma catástrofe desta! Obrigada por informar e divulgar. Acrescentei a Cruz Vermelha Portuguesa ao meu "post" de anteontem.

    ResponderEliminar
  2. É importante divulgar pois acredito que há gente que quer ajudar mas não sabe como...

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.