GeoPortugal é um documentário de carácter ecológico que destaca as três reservas da biosfera existentes nos Açores.

Trata-se de uma rodagem que vai desde Arouca à Ilha das Flores, nos Açores, passando pelos impactos da erosão costeira, a importância do alargamento da Plataforma Continental, sem esquecer os aquíferos e os impactos das alterações climáticas na qualidade de vida.

Qual a importância das geociências? O conhecimento da litosfera, o «mundo das pedras», é tão importante e interessante quanto o da hidrosfera, da atmosfera e da biosfera. Todos estes conhecimentos estão interligados.

Este documentário foi produzido pela RTP2, pela Unesco e pelo Farol de Ideias e aborda o papel das Ciências da Terra para o desenvolvimento sustentável.

Referência: RTP2
Partilha:

Comentários:

5 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Grande documentario, nao so mostra os açores ao mundo como o nosso mundo
    É com grande honra e orgulho que sou Florentino

    ResponderEliminar
  2. Passei por aqui um bocado tarde, e já só vi a parte final. Bom documentário, mas confesso que aquela ideia de explorar minerais no fundo do mar me deixou apreensiva...
    Mas lá que me aguçou mais a vontade de ir aos Açores, sem dúvida.
    Obrigada pelo alerta.

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Encontrei o seu blog e acho que é um “blog para um mundo melhor” e que pode ter um destaque na IM magazine, num espaço dedicado a blogs.

    http://immagazine.sapo.pt/por/blog2009.html

    A IM Magazine é revista online internacional lida em mais de 120 países que divulga o melhor que se faz no mundo… para um mundo melhor, em todas as áreas que interessam à humanidade.

    A inscrição é simples e gratuita:

    http://immagazine.sapo.pt/por/blogs.html#


    Um abraço,

    Sofia Teixeira

    ResponderEliminar
  4. Sim, também fiquei com uma impressão positiva acerca deste documentário e as paisagens dos Açores são sempre maravilhosas! Contudo, a ideia de armazenarem CO2 nos jazigos de petróleo parece-me uma má solução...

    ResponderEliminar
  5. Sofia,
    obrigado pelo convite! Gostei muito da ideia - é um projecto muito interessante! Vou fazer a inscrição!
    Um abraço
    Mab

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.