Severn Cullis-Suzuki nasceu a 30 de Novembro de 1979, no Canadá. Hoje em dia é activista e escritora.

Enquanto frequentava a escola primária de Lord Tennesson, com apenas 9 anos, fundou a ECO (Environmental Children's Organization – a Organização Ambiental das Crianças) com o propósito de debater assuntos relacionados com o ambiente.

Em 1992, quando tinha 12 anos juntou algum dinheiro com os membros da ECO, para poder participar na Conferência da Terra no Rio de Janeiro (Brasil). O objectivo, desse encontro, era introduzir a ideia do desenvolvimento sustentável, dum modelo de crescimento económico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico.

E, nesse dia, Severn discursou.

O discurso comoveu a audiência e os delegados… Foi, então, honorificada com o prémio United Nations Environment Program's Global 500 Roll of Honor em 1993 e nesse ano publicou o seu primeiro livro: "Tell the World", para ensinar às famílias maneiras de serem mais ecológicas.

Formou-se em Ecologia e Biologia Evolutiva pela Universidade de Yale, Estados Unidos.
Referência: Sonetos ao Luar
Partilha:

Comentários:

2 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Conheço o vídeo, também já o coloquei lá no blogue há uns tempos, e acho óptimo que o divulgue aqui. Um discurso impressionante de uma menina de 12 anos.
    O problema é que, passados 17 anos, o discurso continua a fazer todo o sentido.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, parece que os adultos de então e os de hoje continuam sem saber tomar as melhores decisões...

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.