Comemora-se no dia 27 de Setembro, o dia Mundial do Turismo, data instituída em 1980 pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

O objectivo do Dia é promover o conhecimento para a comunidade interna
cional sobre a importância do turismo e dos seus valores sociais, culturais, económicos e políticos, cuidando ainda dos impactos causados pela actividade.

Todos os anos, os países membros da Organização escolhem um tema pa
ra ser debatido internacionalmente, o tema deste ano é: “Turismo – Consagração da Diversidade”.

A diversidade é uma das forças impulsoras do turismo e pode permitir que todas as nações compartilhem numerosos benefícios derivados do estreitamento dos laços com outros países, uma vez que o turismo é um catalisador indiscutível do entendimento entre os povos e promove a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida.

A Organização Mundial do Turismo/Nações Unidas define Turismo como "as actividades que as pessoas realizam durante as suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros."

Turista é um visitante que se desloca voluntariamente por um período de tempo igual ou superior a 24 horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro.

Portugal encontra-se entre os 15 países com maior procura turística em todo o mundo. Cultura, sol, praias, diversão, natureza, história e gastronomia são os pratos fortes do turismo português.

Os países mais visitados pelos turistas internacionais em 2006 e em 2007 foram europeus, com a França em 1º lugar. Em 2007, a Ucrânia e a Turquia entraram na lista dos 10 maiores destinos, superando o México e retirando a Rússia e a Áustria da lista dos 10 mais visitados.

Os países que mais arrecadam com o turismo internacional continuam a ser os da Europa, mas em 1º lugar continuam a estar os Estados Unidos.

Referência: Angop e Wikipédia.

Partilha:

Comentários:

2 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. O Brasil tem enorme foco de turismo, mas, contudo, pouco explorado. Falta portanto que organismos e a população ajude nesse/neste rol.
    Também, que os governantes se conscientizem e diminuam a supercarga tributária, principalmente, que incide sobre os combustíveis que é a base do turismo.

    Fernando Antonio Gimenez
    fernando.gimenez@yahoo.com.br
    COLATINA – ES - BRASIL

    ResponderEliminar
  2. Oi Fernando,
    O Brasil tem grandes potencialidades para o turismo, contudo, ainda não aparece no topo dos destinos mais procurados do mundo... O que significa que ainda falta fazer promoção e tomar medidas para atrair turistas, tendo sempre em mente que nem sempre as grandes massas turísticas são benéficas para o património cultural e natural...E que é importante que se tomem políticas que tornem o turismo sustentável.

    -O Cristo Rei ao tornar-se uma das 7 Maravilhas do Mundo vai ajudar nesse sentido!

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.