Dia 5 de Setembro comemora-se o dia da Amazónia - a maior floresta do mundo.

O Dia da Amazónia foi instituído pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Dezembro de 2007. A data escolhida, 5 de Setembro, homenageia a criação da província do Amazonas por D. Pedro II, em 1850. A primeira comemoração ocorreu em 2008.

A extensão da floresta amazónica abrange, parte do Brasil (Acre, Amapá, Pará, Roraima, Randónia, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso) e de outros países da América do Sul: Venezuela, Guiana, Suriname, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador.

Representa 2/5 da América do Sul e metade do território brasileiro. E, é responsável pela produção de 1/5 da água doce do mundo, sendo a maior bacia hidrográfica do planeta, com uma extensão de 7 milhões de km.

A sua biodiversidade é muito grande, com espécies animais, vegetais e minerais que formam um ecossistema auto-sutentável. São conhecidos: 5 mil espécies de árvores (um único hectare chega a ter mais de 300), 60 mil de plantas, além de milhões de espécies de insectos, mais de 300 de mamíferos (62 só de primatas), mil pássaros e 3 mil peixes.

A vegetação da Amazónia é composta por três tipos de mata: igapó - solo inundado; várzea - com inundações somente em algumas épocas do ano; e de terra firme - com um solo seco e árvores que alcançam os 65 metros.
O clima da região é quente e húmido, com chuvas abundantes durante todo o ano.

A Amazónia abriga uma diversidade cultural fantástica – são cerca de 22 milhões de pessoas, incluindo 220 mil indígenas de 180 etnias distintas.A floresta é fundamental para a sobrevivência desses povos, fornecendo alimentação, moradia, utensílios e medicamentos, além de desempenhar um papel importante na sua vida espiritual.



Actualmente, os principais problemas da Amazónia são: a desflorestação para o contrabando de madeiras, para a criação de gado e a produção de soja (para alimentar o gado); a caça e a pesca, predatórias, que têm causado a extinção de várias espécies animais; e as disputas de terra.

Além dos profundos impactos na biodiversidade e no modo de vida dos povos da floresta, a desflorestação e as alterações no uso do solo tornam o Brasil o 4º maior emissor mundial de gases de efeito de estufa.

Entre Agosto de 2008 e Julho de 2009 foram desflorestados 4.375 mil km² da região, ou o equivalente a três vezes o território da cidade de São Paulo.


Pessoas influentes da televisão têm lutado para a preservação da floresta amazónica, através da recolha de assinaturas para que seja feita uma modificação na Constituição Federal do país, no que diz respeito à preservação da floresta. Através do projecto “Amazónia para Sempre”, tentam junto dos governantes "a interrupção imediata da desflorestação na Amazónia." No passado dia 4 de Junho, foram entregues ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva 1 milhão de assinaturas no âmbito deste projecto.

A Amazónia tem que ser preservada, pois é a maior reserva natural do planeta e proporciona o equilíbrio ambiental do mundo.
Você também pode ajudar a proteger a Amazónia!
Referências: Greenpeace e Brasilescola

Subscrever a Newsletter

Partilha:

5 comentários. Diz-nos o que pensas

  1. Parabéns por este excelente "post". Nós portugueses também podemos participar? não encontrei foi o link.
    Vou colocar uma chamada de atenção para este seu "post" lá no " Sustentabilidade É Acção

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por ajudarem a divulgar!

    No dia 4 de Junho de 2009, os actores Christiane Torloni e Victor Fasano entregaram 1 milhão de assinaturas em defesa da Amazónia ao presidente Lula.
    Na minha opinião, a melhor forma de nós portugueses ajudarmos é através da divulgação dos vários problemas que a Amazónia enfrenta nos dias de hoje.

    ResponderEliminar
  3. A Amazônia não é do Brasil, é do mundo e todos devem dar sua contribuição pela preservação da maior floresta equatorial do planeta.
    Parabéns!
    Cleisson

    ResponderEliminar
  4. Descobri hoje, agora, o vosso blog. PARABÉNS! Em conjunto, e dentro daquilo que nos for possível, temos que pensar seriamente na defesa da Amazónia, enquanto bem, não só universal, como PRIMORDIAL ao equilibrio do Planeta.

    Querem responder a um desafio que tenho no meu Blog? Espero por vós...

    E, têm mais uma seguidora!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Mab
    Acho que ao fazer o link do meu blogue para este "post" gerou alguma confusão (houve 1 comentário no seu que seria para o meu e houve comentários no meu que deviam ter sido colocados aqui).
    Por isso, vou tentar desfazer lá o equívoco, e dizer-lhe que me deram indevidamente os Parabéns, atribuindo-lhe os créditos que merece.
    Parabéns

    ResponderEliminar

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.