Dia 22 de Julho (quarta-feira) vai ocorrer o maior eclipse solar total do séc. XXI.
Durará 6 minutos e 43 segundos e poderá ser visto na Índia, Nepal, Butão, centro da China e em várias ilhas do Pacífico.
O sol ficará completamente coberto quando forem 02:17:21 em Portugal e, graças ao trabalho de cientistas espanhóis que se vão instalar nos arredores de Chongqing, na China, poderá assistir em directo a este fenómeno através da internet.
Será uma oportunidade histórica para ver o Sol completamente coberto pela Lua, uma vez que a próxima data para assistir a um eclipse solar de magnitude 1.0799 é 13 de Julho de 2132.
Se o tempo estiver bom, assim que o disco solar estiver coberto, o resplendor da coroa solar será visível. Será possível observar protuberâncias ou jactos de gás incandescentes projectados a milhares de quilómetros do Sol. Mas se o céu estiver encoberto, a queda das temperaturas e a repentina escuridão serão as únicas manifestações tangíveis do esperado eclipse.
Na Índia e na China, os contos e mitologias sobre eclipses evocam o anúncio de boas fortunas, mas também de maus presságios.

Referência: Diário Digital
Imagem de: Pedro Ré

Subscrever a Newsletter

Partilha:

0 comentários. Diz-nos o que pensas

Obrigado pelo comentário! Respeite os outros leitores. Comentários ofensivos ou com linguagem imprópria serão eliminados.